domingo, 8 de abril de 2012

                                    Rio+20
 Rio+20, é uma conferência internacional das nações unidas sobre desenvolvimento sustentável, que será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro. A Rio+20 comemora os 20 anos da conferência das nações unidas de 1992, a rio-92, que também falava sobre meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Como país cede, o Brasil será responsável pela coordenação das discussões e decisões concretas que tenham como objetivo principal o desenvolvimento sustentável.
Essa conferência irá desenvolver formas de crescer economicamente, mas de uma forma sustentável, até os próximos 20 anos. E também tratando de problemas como a erradicação da pobreza, entre outros temas ainda em crescimento.
A Rio+20 será dividida por três assuntos a serem discutidos. Nos dias, 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, onde se reunirão representantes governamentais, para negociações dos documentos que serão adotados na Conferência. Em seguida nos dias 16 a 19 de junho, serão programados eventos com a sociedade civil. De 20 a 22 de junho, acontecerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, onde é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.
Além das “PrepComs” que são as reuniões do Comitê preparatório, diversos países têm realizado “encontros informais” para ampliar os temas de discussão da Rio+20. E os representantes da sociedade civil e organizações internacionais tiveram até o dia 1º de novembro para mandar suas sugestões de temas por escrito ao Secretariado da Conferência. A partir dessas contribuições, o Secretariado preparará um texto-base para a Rio+20, chamado “zero draft” (“minuta zero” em inglês).

   Para o Brasil, a realização da conferência aqui, é muito especial, pois nós fomos sede da Cúpula da Terra, que tratava de temas sustentáveis em 1992. o Rio de Janeiro é o local ideal para realização da Rio+20, que apontará os caminhos futuros do desenvolvimento, pois o legado da Rio-92, principalmente a Declaração do Rio, a Agenda 21, a Convenção Quadro sobre Mudança do Clima e a Convenção sobre Diversidade Biológica - estarão associados para sempre à lembrança da intensa participação da sociedade civil em debates da ONU, gerando o que se chamou de  “espírito do Rio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário