segunda-feira, 23 de abril de 2012

                          Energia Nuclear

A Energia nuclear é um tipo de energia que é liberada através de uma reação nuclear, onde acontece a transformação de núcleos atómicos. Isso ocorre porque existem alguns isótopos (elementos químicos com o mesmo número atômico, mas diferentes números de massa atómica)  de certos elementos que apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através das reações nucleares, assim geram energia durante esse processo. A Energia Nuclear se baseia em um principio observado por Albert Einstein, o chamado princípio da equivalência de energia e massa. Esse principio afirma que durante reações nucleares ocorre a transformação de massa em energia, e esse processo foi chamado de fissão nuclear. Mas também existe um outro processo cahamado de fusão nuclear,onde ao menos dois núcleos atômicos se unem para formar um novo núcleo.
   A tecnologia nuclear tem como uma das finalidades gerar eletricidade. Esta, se aproveita do calor emitido na reação, para aquecer a água até se tornar vapor, assim movimentando um turbogerador. A reação nuclear pode acontecer controladamente em um reator de usina nuclear ou descontroladamente em uma bomba atómica.
A fissão nuclear do urânio é a principal aplicação civil da energia nuclear. É usada em centenas de centrais nucleares em todo o mundo, principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Espanha, China, Rússia, Coreia do Norte, Paquistão e Índia, e atc.
   A principal vantagem desse meio de gerar energia é a não utilização de combustíveis fósseis, que poluem muito nosso planeta. Hoje, e por esse principal motivo a Energia Nuclear é defendida pelos ecologistas, por não ajudarem no almento do Efeito Estufa. Quando comparada com a energia hidrelétrica, tem a vantagem de não precisar alagar áreas para a formação dos lagos de reservatórios, pois estas inundaçoes acabam com as reservas naturais, moradias, e a biodiversidade local. E outra vantagem, é o fato de que a energia nuclear é imune à alterações climáticas futuras que porventura possam trazer alterações no regime de chuvas.
Uma das desvantagens é que os elementos contidos no combustivel queimado, principalmente por meio da fissão apresentam alta taxa de radioatividade e demoram muito tempo para decairem em outros elementos. E também é necessário um grande espasso para que esses materiais fiquem confinados em um depósito próprio onde não possa haver nem contato com humanos nem interferência ambiental, já que a inteferência ambiental pode causar vazamentos e deslocamento dos elementos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário