Guerra fria
A guerra fria surgiu logo após o término da segunda guerra mundial, e marcou um período crítico na história, cheio de disputas estratégicas e conflitos indiretos, onde EUA e a URSS disputavam uma hegemonia política, econômica, militar, social, etc. Havia também, uma corrida armamentista em jogo, que era movida pelo receio recíproco de que o inimigo não podia passar a sua frente na produção de armas, pois se isso acontecesse provocaria um desequilíbrio no cenário internacional. E se um deles tivesse mais armas, seria capaz de destruir o outro.
Esse conflito tem o termo guerra “fria” pois não teve um conflito direto entre os paises, ou seja uma disputa bélica, (se houvesse, provavelmente ocorreria o fim dos das duas potências, e talvez até do mundo todo, pois os dois estavam muito armados); Ocorreram apenas conflitos indiretos entre os paises que eram controlados/ajudados pelos Estados Unidos e União Soviética, para deixar mais específico, foi uma disputa entre Capitalistas X Socialistas. Onde os EUA, a primeira potência mundial, estava se sentindo ameaçado pelo crescimento do socialismo. Então para reforçar o sistema capitalista o presidente dos EUA Harry Truman, faz o Plano Marshal; que fornecia empréstimos com juros mínimos aos países que sofreram perdas com a 2ª guerra. E para não focar atrás a União Soviética criou, o Comecon, que era uma espécie de contestação ao Plano Marshall que impedia seus aliados socialistas de participaram do plano Marshal. Em 1949, os Estados Unidos juntamente com seus aliados criam a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que tinha como objetivo manter alianças militares para que estes pudessem se proteger em casos de ataque. Em contra partida, a União Soviética assina com seus aliados o Pacto de Varsóvia que também tinha como objetivo a união das forças militares de toda a Europa Oriental.
Os conflitos indiretos foram:
- Guerra da Coréia : Entre, 1951 e 1953. ocorreu após a Revolução Maoista na China.
A Coréia sofre pressões para adotar o sistema socialista em todo seu território. A região sul resiste e, com o apoio militar dos Estados Unidos, defende seus interesses. A guerra dura dois anos e termina, em 1953, com a divisão da Coréia. A Coréia do Norte ficou sob influência soviética e com um sistema socialista, enquanto a Coréia do Sul manteve o sistema capitalista.
- Guerra do Vietnã : Ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas, entre civis e militares morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. Assim, o Vietnã passou a ser socialista.
Assim a guerra acaba, por falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário